Kites e trovoadas...

Todos os assuntos que tocam questões segurança bem como histórias de acidentes que sirvam como exemplo do que não fazer com papagaios.

Kites e trovoadas...

Mensagempor sachao69 em Quarta Fev 03, 2010 11:13 pm

Olá pessoal...

Ao escrever no tópico 7 de Fevereiro, lembrei-me de um assunto que julgo a todos interessar...

Como certamente já ouviram falar... o cientista Benjamin Franklin, em 1752,( éra eu um puto :mrgreen: ), ia morrendo electrocutado pelo seu papagaio ao tentar certificar-se que os raios das trovoadas, emitiam carga eléctrica...
A minha duvida é precisamente essa... se algum dia tivermos a infelicidade de sermos tocados no Kite por um desses raios...será que por usarmos fios de Nylon estamos minimamente protegidos?
Será que há alguem cá do Forum com conhecimentos suficientes e crediveís sobre este assunto?
Julgo ser um tema fixe para ser esclarecido...
Obrigado
Abraço a todos...e venha o VEENNTOOOO.... :mrgreen: :twisted:
RRD Hyper Type 12
Triboard PW3.5
Naish
ATOM95
sachao69
Mestre
Mestre

Registado: Segunda Dez 28, 2009 12:11 am

Re: Kites e trovoadas...

Mensagempor luigi em Quinta Fev 04, 2010 10:52 pm

Podes crer que acontece o mesmo que aconteceu ao Mr franklin: Apanhas um valente choque...
Isto se dá por causa das elevadas tensões nos relâmpagos, ou até nos cabos de alta tensão. O material como o nylon consegue isolar quando estamos a falar de tensões baixas ou médias. Quando se salta para as altas e muto altas tensões, a corrente que circula através de uma destas linhas pode bem ser suficiente para te aleijares, no mínimo ganhas um visual bem punk e cheiro a chamuscado...eheh :mrgreen:
Ainda mais grave devido ao facto de quase sempre a acompanhar a trovoada haver chuva, ou uma humidade relativa bastante elevada. Isso vai diminiuir em muito a resistência das linhas á corrente elétrica e a intensidade da corrente será ainda maior.
Quando se estiver a voar kites e começar a trovejar nas imediações, aterra... Não vale a pena arriscar... o punk look já não está na moda e o cheiro a chamuscado nunca esteve :mrgreen: :wink:
ozone Sport 13
light xc 10
Scrub Ejector
Rev1, Rev shockwave
luigi
Mestre
Mestre

Registado: Sexta Jan 02, 2004 3:00 am

Mensagempor sachao69 em Quinta Fev 04, 2010 11:36 pm

Olá Luigi...

De certeza que não és Engenheiro??? Mas pra lá caminhas de certeza...ou então interessas-te muito por Fisica...HUUMMMM....talvez no ramo da eléctricidade??? Até parece que tenho alguma coisa a ver com isso, ahahah :?
Mas muito obrigado pelo esclarecimento....o saber não ocupa lugar... :wink:
Venha VEENNTOOOO..... :mrgreen: :twisted:
RRD Hyper Type 12
Triboard PW3.5
Naish
ATOM95
sachao69
Mestre
Mestre

Mensagempor luigi em Sexta Fev 05, 2010 5:11 pm

Fiz um curso de electrónica, e este foi o meu primeiro hobby. O meu pai era técnico de electrónica e eu desde cedo que começei a montar esquemas electrónicos, tipo emissores fm, efeitos de luzes, caixas de efeitos sonoros.
nada como um dia com céu limpo e vento moderado para voar um kite...duas condições que já não aproveito há algum tempo... deixa ver como se porta o windguru... :roll:
ozone Sport 13
light xc 10
Scrub Ejector
Rev1, Rev shockwave
luigi
Mestre
Mestre

Registado: Sexta Jan 02, 2004 3:00 am

Mensagempor Mfpinto em Segunda Maio 17, 2010 8:20 pm

Li este tópico, achei piada e resolvi responder.

Vou analisar por partes:
1) Estar a voar num dia de tempestade - pouco provável, acho que só mesmo um ganda maluco para voar à chuva!
2) Acertar um raio no papagaio - pouco provável, normalmente há árvores e outras estruturas mais altas não muito longe e os raios vão cair nos sítios mais altos.
3) Ao verificar-se a parte 1) e 2), é preciso ainda que haja alguma condução eléctrica em materiais resistentes - pouco provável! As linhas de papagaio - dyneema e spectra são de polyetileno, um plástico com boa resistência eléctrica).

A electricidade não é parva e vai sempre pelo caminho que oferecer menos resistência eléctrica.
Atendendo a todos os factores eu acho que é bastante improvável.

O meu conselho é não voem à chuvam senão molham-se :D
Bons voos
Triboard 185m ( há quem lhe chame "tijolo voador" e com razão)
Eolo Neox (parece um avião, incluindo o barulho)
Mfpinto
Virtuoso
Virtuoso

Registado: Terça Abr 20, 2010 8:29 pm

Mensagempor sachao69 em Segunda Maio 17, 2010 10:28 pm

Olá mfpinto...
Ora aí está uma resposta como deve ser, vê-se logo que estudas-te bem a matéria, sim senhor... é sempre bom haver quem saiba do que está a falar...por isso é que gosto imenso de falar com quem sabe e aqui no forum, já percebi que tenho muito a aprender com voçês..mto obrigado. :D
mfpinto...mas o azar por vezes, ´faz das suas.... :x
Há muitos ...muitos... muitos anos uma tia do meu pai...em pleno mês de Agosto.. tinha acabado de sair da ribeira onde esteve a lavar a roupa...no alentejo... põe o alguidar á cabeça... e záásss :shock: ...uma trovoada daquelas que acontecia naqueles tempos...que chegava a atear fogo aos campos de trigo... pimba...mesmo em cheio na pobre coitada...com tantos sobreiros e eucaliptos em redor...não...teve mesmo de ser nela...
O problema é que quando se está no centro de uma lagoa ou no mar...não há arvores ou torres por perto... e a minha duvida , é, (mesmo sabendo ser pouco provável ter-mos esse azar)....se estes materiais passam ou não a descarga para o rider...
Sei que são materiais á base de nylon( acho eu ), e sei que o mais certo é o kite derreter com a descarga( acho eu ), mas e nós ??? sendo as cordas tão finas...mesmo tendo uma boa resistência eléctrica.... safamo-nos ou encarquilha-mos as unhas em caso de azar???
O saber não ocupa lugar...e qdo não se sabe...pergunta-se... :wink:
Abraço e até um vento destes.... :twisted: :mrgreen:
RRD Hyper Type 12
Triboard PW3.5
Naish
ATOM95
sachao69
Mestre
Mestre

Mensagempor Mfpinto em Terça Maio 18, 2010 9:12 am

Olá sachao69, obrigado pelo teu comentário.

Eu tenho uma história parecida à tua, uma tia-avó minha que estava no campo numa tempestade seca cai um raio perto dela, como ela tinha uma faca na mão parte da descarga foi para ela (uma pequena parte) e desmaiou, não ficou com nenhuma mazela a não ser o susto e o desmaio.

Em relação ao relâmpago para acontecer é porque existe uma diferença de potencial grande entre a nuvem (cargas negativas) e o chão (cargas positivas).
Normalmente a água da chuva ajuda ao processo e torna o ar mais condutor (a água tem menos resistência eléctrica do que o ar).

Considerando que há uma descarga no kite, acho que é como o luigi diz, a diferença de potencial é tão grande que pode haver condução pelas linhas (especialmente se elas estiverem molhadas) pois a resistência eléctrica não é suficiente para a intensidade do relâmpago. Mas ainda assim é necessário saber o que acontece ao material quando submetido a uma descarga muito grande, o mais provável é queimar. Se usares calçado com sola de borracha pode ajudar pois ficas isolado do chão que tem carga positiva (é o que atrai os relâmpagos) sendo mais seguro.

Na minha opinião é altamente improvável acontecer. Se o raio acertar os efeitos podem ir desde um choque ligeiro até electrocussão depende da intensidade do raio e da quantidade de electricidade que chega à pessoa. Pode também acontecer a pessoa largar o material pelo esticão (como acontece quando se apanha um choque).
Portanto em caso de muito (mesmo muito) azar a pessoa pode ficar electrocutada.
Acho que se pode mandar esta ideia aos caçadores de mitos para ver o que eles acham :mrgreen:

Bons voos (de preferência sem chuva!)
Mfpinto
Virtuoso
Virtuoso

Mensagempor sachao69 em Terça Maio 18, 2010 10:12 pm

Hello...
olha... sabes o que vou fazer...por este´assunto no tópico da segurança... aqui no forum ha representantes das marcas e vamos tentar perceber se os kites são concebidos ou se foram até hoje efectuados alguns testes por parte das fabricas sobre este tema, o que achas???
De qq modo mto obrigado pelas explicações...pode ser que qq dia nos cruzemos num desses areais...nunca se sabe...
Aquele abraço....e até um vento destes...... :wink: :mrgreen:
RRD Hyper Type 12
Triboard PW3.5
Naish
ATOM95
sachao69
Mestre
Mestre

Mensagempor Mfpinto em Quarta Maio 19, 2010 10:12 am

Boas

Acho que fazes bem em perguntar, os fabricantes não devem ter testado isso (dizem apenas para não voar com tempestade é mais seguro e ficam protegidos em termos legais).

Abraço, bons voos
Mfpinto
Virtuoso
Virtuoso

Mensagempor .: RICKMAN :. em Quarta Maio 19, 2010 9:11 pm

[ -A ESPECIALIZAÇÃO É O maior TRUNFO DOS INSECTOS... ]
Ricardo Encarnação Tm:962303138 | ricardo@terraeventos.net

TERRAEVENTOS
-Importador oficial da OZONE em parceria com Eolis
-Importador oficial exclusivo DIRTSURFER & KITEWING para Portugal
.: RICKMAN :.
Mestre
Mestre

Registado: Segunda Mar 22, 2004 11:17 am
Localização: Sintra | -Riding: OZONE C4 7 & 11 / KITEWING Rage+ 5.5 & WW 7.5 / DIRTSURFER FS16"

Mensagempor lagrenge em Quinta Maio 20, 2010 10:10 am

Nenhum Kite deve ser voado durante uma tempestade... é tecnicamente impossivel isolar por completo um objecto voador ligado ao solo (atraves do Piloto) contra descargas electro-magnéticas.

e atenção que pode não haver trovoada mas os elevados niveis de humidade provocar essas descargas ainda que invisiveis... Já assisti a uma dessas (por acaso o tipo ficou bem mas podia ter morrido)
Edu
Porto - Portugal
(Antes Playa de Las Arenas - Valencia - España... :'( ... )

Cometas/Kites:
Revolution EXP
Revolution 1.5 SLE Vented - DESTRUIDO 08/03/2008
JCD Vented - Design LSR Arquitectura
Revolution Indoor
Revolution II HomeMade AF design
lagrenge
Mestre
Mestre

Registado: Domingo Maio 07, 2006 5:50 pm

Mensagempor Olaio em Terça Jul 06, 2010 2:07 am

Ola ppl

aki vai tempestade

li ai em cima k o "chao" tem cargas positivas, Errado, o "chao" é neutro
as nuvens, essas sim, podem ter cargas positivas ou negativas,
os vulgos ParaRaios, na realidade sao DisparaRaios

um relampago Nunca cai no Chao, mas sim sai do chao para as nuvens :)
agora, vc´s podem dizer, ah e tal e se a nuvem estiver carregada negativamente ?
resposta: mais depressa salta para a nuvem positiva do que para o chao ;)

teoricamente um raio cai numa arvore e ela racha-se ... na pratica é ao contrario, a arvore abre e la vai o relampago para cima :)

isto resume-se tudo ao simples facto de que os electroes é que se movem ;)
e os electroes para quem nao sabe, sao as cargas negativas, ora como o "chao" é neutro acho k me estou a fazer entender ;)

relampagos entre nuvens devem-se ao facto de algumas nuvens terem mais ou menos cargas negativas ou positivas e neste caso o relampago sai de uma nuvem para a outra ...

isto foi uma graannndeeeee discussao nos tempos de escola, mas na realidade o Prof tem razao :)

agora ... pensem o que quiserem

: ))))
Eolo Over
SkyWatch Eole 1
HQ turbine 60cm
Olaio
Pro
Pro

Registado: Segunda Jun 28, 2010 5:54 pm

Mensagempor Joel em Quarta Jul 07, 2010 10:17 am

luigi Escreveu:Fiz um curso de electrónica, e este foi o meu primeiro hobby. O meu pai era técnico de electrónica e eu desde cedo que começei a montar esquemas electrónicos, tipo emissores fm, efeitos de luzes, caixas de efeitos sonoros.
nada como um dia com céu limpo e vento moderado para voar um kite...duas condições que já não aproveito há algum tempo... deixa ver como se porta o windguru... :roll:

Ahahah! então já somos dois com curso de electrónica! :D

Não me acredito que o fio do papagaio seja condutor de uma corrente proveniente de uma trovoada, na minha ideia, a amperagem é tão elevada que rápidamente queimava o fio! De qualquer das maneiras, eu não vou arriscar! =)

Mas já acredito que seja condutor, se este estiver molhado! aí sim, como o luigi disse, a resistência diminui podemos estar em sarilhos!

À uns anos atrás, na aldeia (trás-os-montes) ia com um grupo de pessoas, iamos com um guarda-chuva aberto, quando um relampago cai mesmo mesmo pertinho,(não sei a que distância) mas o barulho foi demais! Eu como estava a segurar-me na barra de ferro do guarda chuva senti parte da descarga.... Mas felizmente que eu não era o condutor com menos resistência à passagem da corrente!

Abraço!
Joel
Flyier
Flyier

Registado: Quinta Jun 24, 2010 7:14 pm

Voltar para Segurança

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante